EXPO VINOS DE LA PATAGONIA

VINHOS DA PATAGÔNIA ARGENTINA – EXPO VINOS DE LA PATAGONIA

Que a Argentina é uma grande produtora de vinhos de diferentes “cepas” (uvas) ninguém duvida. Até não faz muito tempo, a província produtora sempre foi Mendoza, seguida de perto por San Juan Salta, todas no NOA (Noroeste Argentino). Minha linda Patagonia agora também está muito bem representada por seus vinhos, na primeira iniciativa de Wines of Patagonia. Primeira Edição da Expo Vinos de la Patagonia em Buenos Aires aconteceu no Novecento Bellas Artes, um restaurante descoladíssimo na Recoleta (onde mais!), numa organização impecável, com a presença do ministro de Turismo da Argentina, Gustavo Santos e dos  Ministros de Turismo das demais províncias produtoras de vinho na Patagonia Argentina.

Patagonia continua apostando na sua promoção como destino turístico e agora também mostra seu potencial vinícola em quatro das suas províncias: Chubut, Neuquén, Río Negro e La Pampa, que trouxeram à Buenos Aires seus melhores vinhos, representando 2% da produçãonacional. Havia bodegas grandes, médias e pequenas, num total de 25, que ofereceram degustações ao público, deixando claro o por que do lema “Sabores, paisagens e grandes vinhos do sul argentino”.

EXPO VINOS PATAGONIA

Entre os vinhos que mereceram minha atenção, destaco: o Chardonnay de Rincón de los Leones (Chubut), o Reserva Premium de Géróme Marteau -um blend Malbec/Cabernet Sauvigono/Merlot , o Lejanía Malbec (La Pampa) e o Mantra Cane Cut Sauvignon Blanc de Secreto Patagónico (Neuquén). 

A experiência gastronômica também foi única, sob a batuta de prestigados chefs do sul argentino: China Müller (Bariloche), Martin Baquero (Rio Negro), Florencia Borsani (La Pampa), Pablo Buzzo (San Martín de los Andes), Federico Dominguez Fontán (Chef Ejecutivo del Hotel Llao Llao, Bariloche), Ezequiel González (Neuquén), Leo Morsella (Neuquén), Pablo Soto (Comodoro Rivadavia) e Juan Pablo Lucero (Puerto Madryn).

EXPO VINOS DE LA PATAGONIA
Representando Chubut: Pablo Soto (Comodoro Rivadavia) e Juan Pablo Lucero (Puerto Madryn).

Na degustação o público pode provar delícias como o presunto doce de truta com emulsão de rúcula e mançã e pó olivas, dos neuquinos Pablo Buzzo, Leo Morsella e Ezequiel González; camarões com algas wacame adoçadas de Pablo Soto; mignom de cervo e relish de frutos vermelhos, de China Muller; sopa de queijos do sul com pão de campo e endro fresco, de Federico Dominguez Fontán.

EXPO VINOS DE LA PATAGONIA

Uma noite incrível, com a possibilidade de experimentar pratos feitos com ingredientes patagônicos, “maridados” com vinhos de alta gama, que aterrizaram em Buenos Aires diretamente do Sul argentino. Uma mostra para garantir ainda mais tudo o que é possível viver na Patagônia Argentina! 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *