RESTAURANTE URUCUM – PRAIA DO ROSA

RESTAURANTE URUCUM

Há lugares que marcam a vida de um blogger de viagens, por mais que tenha viajado e conhecido. Pode ser um restaurante, uma paisagem, um hotel, um passeio. No meu caso, a Praia do Rosa conseguiu me deixar lembranças inesquecíveis, sem exceção, de todos os lugares que visitei – e faltaram muitos, portanto tenho a desculpa perfeita para voltar! Neste post AQUI contei um pouco do que vi.

RESTAURANTE URUCUM

Desta vez venho compartilhar minha experiência gastronômica no RESTAURANTE URUCUM, do chef gaúcho Rafael Miralha. Antes de mais nada, preciso fazer público o prazer que me deu ser atendida pelo próprio, que deixou os fogos e panelas por meia hora e puxou a cadeira para me contar a história to restô. Alguns dirão que “não fez mais do que sua obrigação” mas garanto que, como blogger e jornalista de gastronomia, não é assim que funciona, não… Poucos são os chefs (que eu gosto de chamar de cozinheiros!) que se dão a esse trabalho, ainda que sabendo que nós vamos sair por aí contando o que vimos e vivemos.

RESTAURANTE URUCUM

O Rafael é economista. Sim, isso mesmo. Gaucho de Porto – mas bah!, morava na grande cidade.  Um dia, cansou. Assim como muitos de nós (me incluo), largou a vida doida e foi se acalmar na praia. Gostou tanto, que ficou. Hoje, a família toda está no Rosa, entre restaurantes e pousadas, além da empresa de catering que faz com que às vezes, só às vezes, ele tenha que deixar o paraíso. Confessou que o que mais gosta, mesmo, é criar seus pratos, uma cozinha capixaba gourmet, que posso garantir deixa para trás muitos lugares no mundo. E olha que eu conheço desse riscado…

URUCUM
Rafael fazendo o que ele mais gosta: criando!

Dito isto, posso começar a contar o que é o Restaurante Urucum. Partindo do princípio, a localização é maravilhosa: na Praia do Rosa, dentro do Solar Mirador, um dos hotéis-pousada mais charmosos do Rosa. E, em segundo lugar, a vista que se tem desde os janelões do Urucum – devo dizer, uma “grande sacada” do Rafael – é coisa de louco de linda! De dia ou de noite, com sol ou com lua, um paraíso na terra.

RESTAURANTE URUCUM
Vista da janela do Urucum, a Praia do Rosa parece ainda mais bonita.

A decoração do restaurante é lindíssima, de um bom gosto que soube misturar cores fortes e quentes com artefatos típicos brasileiros, sem perder a sensação de estar à vontade na sala da casa de um amigo. A atenção do staff é excelente e supervisada pelo Rafael todo o tempo. A comodidade e distância das mesas é outro ponto que, para mim, é um diferencial; Rafael deixa claro que não tem interesse num restaurante cheio de gente, mas de poucos e felizes clientes. Nota 10, porque é isso mesmo o que acontece no Urucum.

RESTAURANTE URUCUM

O menú do Restaurante Urucum é feito pelo próprio Rafael, com pitacos da sua cara metade, o que é no mínimo mais do que justo, já que ela está ali, ombro a ombro, na construção desse sonho comum. #liaromanticafazeroque Voltando ao assunto, uma das vantagens deste trabalho é que podemos sempre provar de tudo um pouco e isso fiz. A famosa moqueca capixaba é o carro chefe do restô; a casquinha de siri como entrada é mortal!

RESTAURANTE URUCUM

RESTAURANTE URUCUM

As criações do Rafael são baseadas no uso de ingredientes de primeiríssima qualidade, o que se percebe ao degustar cada prato. Além disso, tem uma sensibilidade excelente para jogar com as texturas e os sabores, algo muito importante e que abre o paladar! As sobremesas do Urucum são capítulo aparte… Uma combinação de sabores da terra com pequeno toque de extravagância, no ponto certo. Por exemplo, nesta delícia aqui, uma das melhores sobremesas que já provei na vida…

RESTAURANTE URUCUM
Bolinho de côco e aipim com sorvete de pitanga

Dado importante e não menor é que o Urucum tem a maior carta de vinhos do Sul do Brasil, outro motivo de orgulho do restaurante, e isso foi ponto mais do que a favor, ao menos para mim, uma apaixonada pelos vinhos. Rafael indicou um Merlot Casa Marchigue 2011, excelente.

RESTAURANTE URUCUM

Em resumo: quem vai à Praia do Rosa deve passar pelo Restaurante Urucum. Uma viagem pela gastronomia capixaba no Sul do Brasil. O melhor restaurante numa das praias mais bonitas do mundo. Fica a dica.

Restaurante Urucum – Tel: (48) 3355-7330 – Email: restauranteurucum@gmail.com

BONUS TRACK

O Urucum também organiza casamentos, dentro e fora do restaurante. Não deixe de perguntar, AQUI. Tenho certeza de que celebrar uma união neste lugar maravilhoso deve ser inesquecível.